Articles

Painel "A agenda internacional da conservação da biodiversidade e o papel do Brasil"

Discutir formas de conciliar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade é cada vez mais urgente em função das diversas pressões antrópicas, às quais se soma agora a das mudanças climáticas. O Brasil tem uma posição de destaque nesse cenário, seja pelas extensas áreas naturais e pela (mega) diversidade biológica que possui e pelas quais tem a responsabilidade de zelar, seja ainda por ter desempenhado papéis relevantes em diversas ocasiões no cenário internacional sobre o meio ambiente.

O Painel “A agenda internacional da conservação da biodiversidade e o papel do Brasil”, ofereceu uma oportunidade ímpar para essa discussão com convidados de renome que nos oferecerão, como ponto de partida, uma atualização das agendas dos principais organismos internacionais, como a Convenção da Diversidade Biológica (CDB-ONU) e a Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES-ONU).

Quais as implicações para o Brasil e que ações que se espera do país? Qual o papel da Universidade nesse contexto? Esses foram alguns dos pontos debatidos com pessoas de destaque no cenário internacional e nacional: o Secretário-Executivo da CDB, Braulio F.S. Dias; o coordenador do Programa Biota-FAPESP e membro do Painel de Especialistas do IPBES, Carlos A. Joly; e pesquisadores da USP com ampla atuação na área ambiental em diversas esferas, os professores José Goldemberg (Reitor da USP entre 1986 e 1990), Jacques Marcovitch (Reitor da USP entre 1997 e 2001) e José Pedro de Oliveira Costa.

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (BioComp), o Instituto de Estudos Avançados, e a Escola Politécnica, sentiram-se honrados por trazerem esse evento e contar com a sua participação.

Link para acessar o debate transmitido via IPTV

http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=28427

CDB-USP

Copyright © 2013 BioComp - EP-USP - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela ESCOLA POLITÉCNICA da Universidade de São Paulo