Editais

Seleção de Alunos de Mestrado e Doutorado

Está aberto um processo de seleção de alunos de mestrado e doutorado para atuar em pesquisas de ponta nas áreas de Qualidade de Dados e Informática para Biodiversidade. 

As pesquisas serão realizadas no Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da USP (BioComp) (www.biocomp.org.br). Em parceria com outras instituições e empresas, nacionais e internacionais (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Global Biodiversity Information Facility - GBIF, entre outras), o BioComp tem desenvolvido pesquisas de ponta na área de Informática para Biodiversidade (Biodiversity Informatics).
 
Estamos selecionando novos alunos de mestrado e doutorado para atuarem nos projetos de pesquisa do BioComp, 
Os principais temas de interesse são:
  • Integração de Sistemas,
  • Qualidade de Dados, 
  • Análise e Visualização de Dados,
  • Digitalização de dados de Biodiversidade, incluindo Citizen Science em plataformas mobile

Perfil desejável:

  • Profissional de nível superior com experiência de trabalho em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em Tecnologia da Informação;
  • Formação em Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou áreas afins;
  • Fortes habilidade em desenvolvimento de aplicações Java, Python, PHP ou (preferencialmente) Node.JS;
  • Conhecimento em padrões de projetos de software, 
  • Habilidades com trabalhos em HTML, CSS, JSON, XML;
  • Forte conhecimento em banco de dados (relacionais clássicos e NoSQL);
  • Entender de tecnologias de indexação e Recuperação de Informação (ex. LUCENE, SOLR, Elasticsearch);
  • Conhecimento básico de Linux (linha de comando);
  • Conhecimento de comandos do GitHub;
  • Boa capacidade de comunicação;
  • Habilidade de trabalhar independentemente e em grupo.

Diferencial: 

  • Experiência com tecnologias de Big Data (Hadoop Ecosystem);
  • Conhecimento em Padrões de Metadados;
  • Conhecimento em programação com linguagens funcionais orientadas a eventos (ex. Node.JS);
  • Conhecimento em Qualidade de Dados;
  • Boa capacidade de comunicação em Inglês. 

Os candidatos selecionados terão a oportunidade de desenvolver pesquisas aplicadas utilizando ferramentas, técnicas e métodos modernos para atender as demandas da Informática para Biodiversidade, produzindo soluções inovadores nos temas de interesse mencionados. 

Há a possibilidade de os candidatos selecionados serem comtemplados com bolsa de estudo.

Os candidatos deverão se inscrever no programa de pós-graduação de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP (http://www2.pcs.usp.br/posgrad/ppgee/Edital-3o%20periodo%202015-final.pdf) e enviar o CV e Histórico Escolar para o prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), Allan Koch Veiga ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) e Etienne Americo Cartolano ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

Os projetos serão desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Computação (PCS) da Poli-USP, Cidade Universitária, São Paulo, SP. 

Links relacionados: 

 
Dúvidas, entrar em contato com  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Edital PPGEE Nº 01/2014: Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) torna pública a realização do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas destinadas aos cursos stricto sensu de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto para o 3º período de 2014 (matrícula em 25/08/2014 e 26/08/2014).

O edital de ingresso (publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo), datas importantes, informações adicionais e formulário online para inscrição estão disponíveis em: http://www.ppgee.poli.usp.br/Portal/Destaque/13931/Processos-seletivos-3-2014.html

Inscrição para o processo de ingresso pelo site de 21/05/2014 a 27/06/2014.

O PPGEE dispõe de bolsas institucionais de mestrado e doutorado. Assinale no formulário de inscrição caso tenha interesse em ser bolsista no PPGEE.

A lista de orientadores credenciados na área de Engenharia de Computação está disponível em: http://www.ppgee.poli.usp.br/Portal/Destaque/2538/Docentes.html

As linhas de Pesquisa na área de Engenharia de Computação são:

  1. Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais: Sistemas de Banco de Dados; Aplicações em Ambiente, Agricultura, Logística, Sistemas Metroferroviários e Aeronáuticos; Confiabilidade e Segurança Crítica; Automação.
  2. Organização de Sistemas Computacionais: Redes de Computadores; Desempenho de Sistemas Computacionais; Segurança da Informação e de Redes; Arquitetura de Computadores; Sistemas Dedicados; Arquitetura e Processamento Paralelos.
  3. Metodologias de Computação: Inteligência Artificial; Sistemas Multiagentes; Visão Computacional; Robótica Inteligente; Aprendizado de Máquina; Técnicas Adaptativas; Engenharia de Conhecimento; Computação Gráfica; Realidade Aumentada; Interface Humano-Computador; Computação na Educação.

Pós-doutorado no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biodiversidade e Computação - BioComp

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biodiversidade e Computação (BioComp), na Universidade de São Paulo (USP) recebe até 17 de maio inscrições para o processo de seleção de candidatos a uma bolsa de pós-doutorado prevista no Programa de Apoio à Pesquisa da Reitoria da USP.

O bolsista selecionado receberá o valor mensal de R$ 4 mil por um período de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período não ultrapassando o prazo máximo de 24 meses.

Candidatos devem ser pesquisadores portadores do título de doutor nas áreas de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Biologia, Ecologia ou áreas correlatas, não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Os candidatos devem também apresentar projeto de pesquisa sobre ferramentas computacionais para a digitalização e/ou análise de dados de biodiversidade.

O resultado da seleção será divulgado por e-mail pelo BioComp aos candidatos no dia 24 de maio.

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e (011) 3091-0670 - (011) 3091-9088.