Projeto IABIN

IABIN

A Rede Temática de Polinizadores (IABIN PTN), uma das seis redes temáticas da Inter-American Biodiversity Information Network (IABIN), desenvolverá uma rede de acesso e troca de informações sobre polinizadores no hemisfério ocidental. Abelhas, morcegos e colibris são alguns dos mais importantes polinizadores de plantas silvestres e cultivadas no hemisfério ocidental. Polinizadores provém um serviço ambiental essencial para todas as plantas.

O comportamento dos polinizadores, como vetores de pólen, assegura a continuidade do ciclo reprodutivo e da variabilidade genética que as populações de plantas precisam para sobreviver e continuar a evoluir. A polinização produz sementes e frutas que animais silvestres usam como alimento e contribui para a qualidade e quantidade da produção agrícola humana.

Nós ainda não possuímos os conhecimentos básicos para desenvolver um plano de ação para monitorar, manejar e conservar os polinizadores silvestres. Precisamos saber quantas espécies de polinizadores existem, seus nomes, onde vivem e o que polinizam. Sem essa informação não seremos capazes de ligar as escassas informações biológicas, ecológicas e agrícolas em um sistema eficiente de recuperação. Facilitando o acesso e a troca de informações, a IABIN PTN dará apoio ao monitoramento e manejo de populações de polinizadores em todo o hemisfério ocidental.