Genômica Funcional Comparativa em Calliphoridae: o primeiro passo para a investigação da evolução do ectoparasitismo

A análise comparativa da expressão gênica entre espécies com diferentes hábitos, fornece uma ótima oportunidade para o estudo da evolução do hábito de parasitismo.  Historicamente, tais análises estiveram restritas a um número de genes bastante reduzido e a poucas espécies, principalmente devido aos altos custos e mão-de-obra necessários. Graças ao desenvolvimento de técnicas de sequenciamento robustas e precisas para a análise da expressão gênica em escala genômica, é possível conduzir uma análise funcional dos genomas em um contexto filogenético.
Dentro da diversa ordem Diptera, a família Calliphoridae, em particular, apresenta uma série de características que a tornam ideal para o estudo da evolução do hábito de ecto-parasitismo. Além da grande variedade de hábitos alimentares de suas larvas, esta família é caracterizada pelo aparecimento de parasitismo obrigatório em ocasiões independentes (pelo menos três) em sua filogenia.

Assim, este projeto envolve a caracterização do transcriptoma (sequência e nível de expressão) de cinco espécies da família Calliphoridae utilizando RNAseq. Dentre as espécies escolhidas estão representantes das linhagens nas quais foi registrado o aparecimento do parasitismo em duas ocasiões independentes. Através da análise proposta, será possível elucidar modificações evolutivas entre as diferentes espécies, ajudando na identificação de genes que conferem a cada organismo suas características únicas. Isto será um passo importante para uma melhor compreensão da estrutura e função de genes e genomas, como os processos moleculares envolvidos na adaptação à novos ambientes.

Equipe

  • Tatiana Teixeira Torres - Coordenador
  • Gisele Antoniazzi Cardoso
  • Sophie Tandonnet
  • Raquel Dietsche Monfardini
  • Marina Santos Deszo

Instituições:

  • Instituto de Biociências da USP